Outsourcing estratégico: como diminuir custos e manter sua área de TI segura

Passou o tempo em que outsourcing de TI era apenas por falta de infraestrutura interna. Outsourcing de TI pode – e deve – ser uma decisão e uma prática estratégica.

Bem, primeiro temos que entender a diferença entre terceirização e outsourcing. Na terceirização, são colocadas nas mãos de fornecedores as atividades de menor valor percebido, aquelas que não tem impacto estratégico sobre o negócio, como serviços gerais, segurança etc. Já o outsourcing é um modelo de parceria em que uma empresa especializada fornece serviços que tem grande impacto na empresa, como por exemplo a gestão de tecnologia.

Dito isso, vamos aos benefícios que o outsourcing de TI oferece para sua empresa. Veja:

1 – Redução de custos

A receita ideal para o sucesso de um negócio atualmente é equilíbrio dos custos e aumento da estrutura tecnológica. Reduzir custos e ter à disposição serviços de primeira qualidade em TI é estratégico para todo CIO.

Com infraestrutura e equipe especializada, um bom fornecedor pode oferecer inovação tecnológica e segurança da informação, por exemplo. Isso tudo com um custo bem menor do que manter estes serviços internamente.

Além disso, um dos maiores ganhos de custos quando se fala de outsourcing de TI é o custo da oportunidade. Quando uma empresa decide cuidar de todos os serviços de TI com a equipe interna, naturalmente esta equipe se vê envolvida muito mais com atividades operacionais rotineiras “O famoso apagar incêndio”, do que com iniciativas estratégicas e projetos e negócio.

Com o outsourcing consciente das atividades corretas, com o fornecedor correto, estas oportunidades são melhores aproveitadas, trazendo resultados reais para a organização.

2 – Melhoria na qualidade e inovação

Para Henry Chesbrough, professor e diretor executivo da Universidade de Berkeley e criador do conceito de open innovation (inovação aberta), inovar de forma aberta é “uma forma mais distribuída e participativa, mais descentralizada de se fazer inovação.” Em suma, as empresas não conseguem inovar sozinhas. A junção das ideias da empresa prestadora do serviço com a empresa que contrata pode provocar a inovação tecnológica.

Em outsourcing de TI, a melhoria na qualidade também é um benefício, pois os esforços dos fornecedores para manter as operações do cliente em pleno vapor são constantes. A busca por melhorias também é parte deste processo de fidelização e parceria.

Como o parceiro é gerenciado por um SLA, estabelecido em contrato, gerenciar a qualidade de acordo com a expectativa dos trabalhos é muito mais fácil. Vale a pena considerar também se o parceiro tem certificações de mercado que atestem esta preocupação com qualidade.

3 – Flexibilidade e escalabilidade

Como o negócio evolui, é natural que sua empresa necessite evoluir também tecnologicamente. Fazer isso internamente pode demorar, por conta das prioridades, da falta de tempo, muitas vezes da falta de conhecimento ou de pessoas qualificadas.

Uma empresa parceira em outsourcing pode acompanhar a evolução do negócio com serviços atualizados de TI.

4 – Gestão estratégica de TI

O CIO hoje está assumindo um papel mais estratégico, deixando de ser um especialista técnico para participar das deliberações e decisões, apoiando toda a empresa com tecnologia e serviços de análise de dados, dentre outros.

Ao contratar um serviço de TI no modelo outsourcing, ele deixa de se preocupar com a parte operacional e tem tempo para se dedicar ao estratégico, assumindo uma gestão mais analítica.

Estes são alguns dos principais benefícios que um outsourcing em TI pode oferecer para sua empresa. Ao buscar no mercado uma empresa parceira para contratar outsourcing de TI, avalie estes quatro quesitos, conheça as instalações, a equipe – veja as experiências dos profissionais -, conheça outras empresas que são atendidas pelo fornecedor e busque referências. Lembre-se, um fornecedor de TI é um parceiro estratégico e seus serviços devem agregar valor à sua empresa.

O que você achou desse conteúdo? Comente abaixo!

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira

Leave a Reply