Otimizando sua TI e seus processos para reduzir custos

O cenário político e econômico atual do Brasil é preocupante, com inúmeros escândalos de corrupção, incentivos sendo cortados e grandes empresas demitindo em massa. Em tempos como este as empresas se veem obrigadas a cortar gastos para sobreviver e uma das primeiras áreas que sofrem com os cortes é justamente a TI, mesmo com a ciência de que estes cortes geralmente vem acompanhados da redução na qualidade dos serviços.

Na contramão deste costume temos visto empresas se destacando justamente por adotar um posicionamento diferente, ao invés de CORTAR os investimentos com TI, elas tem escolhido OTIMIZAR o uso da TI e seus processos, reduzindo custos sem comprometer a qualidade dos seus serviços “e muitas vezes salvando muitos empregos”

Grandes empresas como a Amazon e e-Bay já adotam esta estratégia há algum tempo e é justamente o sucesso na abordagem utilizada por estas empresas que faz brilhar os olhos do pequeno e médio empreendedor brasileiro em tempos como este.

Os seguintes artigos vão lhe proporcionar alternativas para reduzir custos e aumentar o desempenho da sua equipe:

Como estratégias de BYOD podem beneficiar sua empresa

E-mail local ou na nuvem?

Redes sociais na sua empresa, quando é hora de bloquear?

Uma excelente opção para reduzir custos com TI sem reduzir a qualidade dos serviços é a terceirização. A palavra terceirização a primeira nos passa alguma insegurança, seja por experiências ruins no passado, seja pelo fato de confiar uma área tão estratégica para o negócio nas mãos de outra empresa.

Gostaria de lhe dizer que sim, você tem razão, existem muitas empresas ruins que mancham a reputação das empresas que prestam serviços de TI e sim você tem razão novamente, a TI é estratégica para o seu negócio, é necessário cuidado na hora de confia-la nas mãos de outra empresa. Então, qual a solução? assumir os altos custos oriundos dos investimentos tecnológicos e humanos necessários para manter a TI dentro da sua empresa?

Bom, eu digo que o segredo é saber escolher o seu fornecedor, não escolha o maior fornecedor com o menor preço, escolha aquele fornecedor que lhe apresente um bom custo beneficio, que demonstre maturidade e comprometimento com seu negócio, que possua indicadores de desempenho e processos de controle e entrega dos serviços bem definidos. Uma boa forma de fazer isso é buscar empresas que possuem a certificação ISO 20000.

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira

Leave a Reply