Falta de backup: problemas e consequências para sua empresa

A automação dos processos dentro das empresas tem sido um ponto alto ao longo dos últimos anos, com isso, o volume de dados gerados aumentou consideravelmente. O backup deve ser parte da estratégia de TI além de ser um recurso de segurança, afinal os dados são um ativo importante das organizações e precisam ser protegidos. A perda de informações pode trazer consequências graves para o negócio, sendo esse um dos grandes problemas da falta de estratégia no setor. Portanto, entenda neste post como a despreocupação com a proteção dos dados pode custar caro para empresa, bem como quais as principais implicações envolvidas. Acompanhe!

Perda de documentos acarreta prejuízos financeiros

Com a evolução dos recursos tecnológicos, computadores mais rápidos e ações otimizadas por comandos específicos, alguns cliques podem ser suficientes para comprometer a estrutura de um sistema. Seja por erro humano, despreparo dos usuários, falta de padrões no tratamento de dados ou falha do equipamento. Os imprevistos podem afetar desde a aquisição de clientes online até o fechamento das vendas.

Esse é um fato que atinge especialmente as pequenas e médias empresas, pois os custos decorrentes da recuperação das informações podem ser onerosos. Muitas vezes a sobrevivência das empresas de pequeno ou médio porte depende da capacidade de se recuperarem depois de um desequilíbrio desse tipo e o impacto financeiro é inevitável.

Maior necessidade de armazenamento de dados

A possibilidade de computadores sofrerem danos é uma ameaça constante, ainda que os equipamentos sejam dos mais confiáveis e o ambiente aparentemente seguro. As ameaças não vêm apenas do meio físico: ataques virtuais feitos por indivíduos mal intencionados ou fraudadores são também uma realidade que leva as empresas a investirem em iniciativas próprias de proteção. Isso eleva a demanda por espaço de armazenamento e por métodos mais eficientes de backup.

Falta de backup, falta de estratégia de TI

Ter uma estratégia de TI implica considerar também aspectos de proteção e segurança. É preciso atuar de forma preventiva, considerando os riscos e trabalhando soluções antes que os prejuízos financeiros abalem o equilíbrio do negócio. Imagine que, por exemplo, se um problema inviabiliza a loja virtual de uma empresa, a duração do problema significará zero entradas de pedidos. Esta e outras situações semelhantes trazem ônus financeiro.

Proporcionalmente ao crescimento das ameaças, está o aumento da conscientização sobre priorizar a proteção de dados, independente do tamanho da empresa. As informações de negócio devem ser armazenadas de forma segura, que atenda as necessidades da empresa e caiba no seu orçamento.

Tempos atrás, estratégias para a preservação dos dados custavam caro e envolviam grandes equipes de TI, mas isso mudou. Há alternativas menos dispendiosas e mais práticas para assegurar que esse ativo patrimonial da empresa permaneça protegido, como: armazenamento na nuvem, fitas magnéticas de alto desempenho, discos externos e outros.

A importância de fazer testes periódicos

Não há como saber se o backup que vem sendo feito será realmente útil se testes de restore não forem realizados com peridiocidade. A ideia é comprovar pelos testes que os dados perdidos serão recuperados numa eventual situação de desastre. O fato de implementar uma rotina de backups não garante que as informações serão restauradas quando for preciso, pois podem estar corrompidas. O melhor é simular situações e efetuar testes para que possam ser desenvolvidas soluções e corrigidos supostos problemas do sistema.

Preparar o ambiente para a prática de backup & restore exige que se considerem as necessidades e o contexto de funcionamento da empresa; quantos computadores precisam estar operantes; qual o volume dos dados a proteger, entre outros. Uma simples migração da base de dados de um servidor implica riscos. Programas de backup apoiados por testes periódicos do processo de restore trazem mais confiabilidade ao esquema de proteção das informações.

Conseguiu compreender como a ausência de práticas de backup pode afetar o equilíbrio da empresa? Tem dúvidas sobre o assunto ou quer compartilhar alguma experiência a respeito? Então deixe seu comentário e participe dessa conversa!

 

Author Felype dos Prazeres

More posts by Felype dos Prazeres

Leave a Reply