Entenda por que não depender do Pendrive para o backup de arquivos

Muitos de nós guardamos em nossas mídias móveis informações valiosas sobre nossos negócios, estudos, recordações familiares, ou projetos a serem entregues com urgência. E quem nunca acabou perdendo dados em função do funcionamento incorreto dos locais de armazenamento dos quais confiamos nossos arquivos? O pendrive pode parecer algo mais seguro por oferecer um bom espaço, não ter o perigo de arranhões ou ser menos suscetível a quebras, mas mesmo assim, não se trata de um dispositivo que pode ser utilizado como única fonte de suas informações. E no artigo de hoje, informamos os motivos disso, dicas para que seu funcionamento seja mais eficaz, e soluções de backup que poderão lhe salvar em momentos desagradáveis. Acompanhe!

Porque não confiar as informações de seus arquivos apenas no armazenamento em um pendrive

São várias as possibilidades de perdas de informações quando você tem como única alternativa de guarda de informações a utilização de um pendrive. A seguir, daremos alguns exemplos.

  • Possibilidade de vírus

Uma das principais vantagens do pendrive é o seu fácil transporte em função de seu pequeno volume, aliado a grandes capacidades — em alguns casos. Mas essa mesma vantagem, pode dar origem a um problema. Como o pendrive é utilizado para que se tenha acesso aos arquivos em qualquer computador, a possibilidade de que ele seja infectado por vírus provenientes de computadores não confiáveis que necessitam serem utilizados com urgência, como desktops de bibliotecas ou cyber-cafés por exemplo, o que pode fazer com que suas preciosas informações se tornem corrompidas ou, até mesmo, inacessíveis.

  • Perda e Roubo

Como se tratam de dispositivos pequenos, eles podem ser facilmente esquecidos em portas USB’s ou perdidos pelo caminho mesmo. Desta forma, informações confidenciais podem acabar caindo em mãos erradas. Como são ferramentas muito úteis e muitas vezes não trazem a identificação do dono, normalmente quem os encontra, além de se acharem com sorte, comumente não tem o trabalho de procurar o dono.

  • Ciclo de vida limitado

Pendrives são equipamentos muito sensíveis em função do seu tamanho e da fragilidade das peças internas, e como são submetidos ao constante transporte em condições inapropriadas, como bolsos e chaveiros, a vida útil deles costuma ser curta devido também às constantes descargas elétricas a quais são submetidos, que podem causar a inutilização dos componentes ou o corrompimento dos arquivos. Desta forma, podem acabar lhe deixando na mão quando se menos espera.

E não é só isso: o ciclo de leitura e gravação de dados do pendrive possui um limite. Outro bom motivo para não deixar esta tarefa somente a cargo do pequeno dispositivo.

Aumentando a vida útil do seu pendrive

Como descrevemos anteriormente, os pendrives não devem ser utilizados como única forma para backup de arquivos. Mas quando se tem uma boa retaguarda no que diz respeito à segurança das informações armazenadas, eles podem ser grandes aliados no dia a dia de quem precisa ter seus arquivos sempre por perto. Para tanto, alguns cuidados devem ser tomados para que se tornem mais confiáveis e utilizáveis por bastante tempo:

  • Remova-o da forma correta

Muitas pessoas não dão a devida atenção a esse quesito, mas é de extrema importância que o pendrive seja removido como indicado nas instruções dos sistemas operacionais. Isso evita que os arquivos sejam corrompidos pelo não desligamento devido da corrente elétrica necessária ao funcionamento do dispositivo.

  • Procure utilizar boas marcas

Esta dica vale para qualquer dispositivo eletrônico ou equipamento que desejamos utilizar. A qualidade das peças utilizadas, dos revestimentos e do acabamento varia muito de acordo com o fabricante. Procure comprar pendrives de marcas consagradas no mercado, com reputação de servirem bem aos fins de armazenamento, segurança e durabilidade.

  • Mantenha-os longe de computadores suspeitos

Esta é uma dica muitas vezes difícil de ser seguida, em função da necessidade de acesso urgente das informações armazenadas em um pendrive. Mas de qualquer forma, evite o uso do dispositivo em locais que não oferecem a devida segurança. No caso dos pendrives, muitos tipos de vírus acabam inutilizando permanentemente o dispositivo, o que acarreta em perda financeira e dos arquivos que ali estavam.

  • Cuidado com a umidade e com o calor

Bolsos, chaveiros, colares, e outros locais próximos ao corpo são péssimas opções para você transportar seu pendrive. O suor e a temperatura corporal podem provocar ferrugem ou danos provenientes do calor, e além disso, sujeiras e fiapos podem acabar estragando os contatos. O melhor a se fazer é guardá-los em capinhas dentro de estojos ou bolsas. Evite também deixá-los em contato direto com a luz do sol ou outros locais quentes.

  • Não o esqueça conectado ao computador

Isso não é apenas em função da perda física do dispositivo, mas também em função da limitação do ciclo de gravações e leituras de dados que o pendrive possui. Por esse mesmo motivo, evite editar os arquivos diretamente nele. O hábito de manter o pendrive conectado ao computador, pode também levar o dispositivo ao superaquecimento, que é outra fonte de danos.

A solução para o problema

Não poderíamos neste artigo, falar apenas sobre problemas e apontar soluções paliativas. Existem diversas outras opções de backup que podem oferecer grande segurança e mobilidade para armazenamento e compartilhamento de dados. Acesse nosso post e conheça os 5 melhores tipos de backup e mantenha sua empresa sempre protegida, e conheça também as soluções sobre backup doméstico, na nuvem, e outras formas que lhe ajudarão a evitar problemas com a perda de informações em função de acidentes.

Você poderá se interessar também por nosso e-book contendo Materiais Educativos sobre Gestão de TI. Esperamos que nosso artigo tenha sido útil. Aproveite agora para baixar nosso e-book, e também expor suas dúvidas e experiências sobre o assunto através dos comentários!

 

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira

Leave a Reply