Entenda como a TI pode ajudar PMES em momentos de crise financeira

A crise financeira e institucional já chegou há algum tempo no Brasil e com ela presenciamos a alta de preços, diminuição do poder de compra, substituição de hábitos por parte dos consumidores e consequentemente temos o esfriamento dos negócios de inúmeras empresas. Mas saiba que as soluções aparecem a partir dos problemas e uma delas é o investimento em TI.

Mas você deve estar pensando como investir mesmo em épocas de gestão de crise financeira pode ser algo benéfico? Pois é exatamente isso que te contaremos no post de hoje. Acompanhe conosco e descubra porque a tecnologia da informação pode fazer toda a diferença ao seu empreendimento diante do atual cenário econômico.

Busca soluções inovadoras de eficiência no trabalho

O investimento em Tecnologia da Informação é um excelente aliado para os momentos de crise financeira. A partir do momento em que esse tipo de mão de obra especializada está sempre em busca de se atualizar a fim de sugerir e disponibilizar para o empreendimento as melhores ferramentas capazes de otimizar os processos, fazer integração entre os setores dando mais agilidade e eficiência em todas as etapas da produção ou prestação de serviços.

Tudo isso gera consequentemente economia na realização do trabalho, aumentando a lucratividade, tendo em vista que os serviços prestados se tornam mais eficientes e as soluções onerosas e obsoletas são substituídas por práticas e ferramentas mais eficazes. Isso conduz a clientes mais satisfeitos com os diferenciais de tempo e qualidade oferecidos, fazendo todo o investimento ser integralmente recompensado devido à diminuição dos custos de produção.

A empresa passa a apresentar diferenciais

A tecnologia permite que além dos benefícios que são claramente percebidos nos processos internos, o cliente enxergue diferenciais na prestação dos serviços do empreendimento que investe em TI. As possibilidades de levar mais praticidade e conforto aos potenciais consumidores são inúmeras, como a melhoria dos sites, serviços remotos, mais agilidade na entrega de produtos e acompanhamento das etapas do serviço contratado.

Em épocas de crise financeira a empresa que não busca inovações, muitas delas possíveis somente através de tecnologia embarcada, provavelmente ficará atrás da concorrência em tempos em que o cliente preza muito mais por qualidade e bom atendimento do que pela fidelidade à marca.

A divulgação de seus produtos ou serviços se torna muito mais eficaz

Atualmente, são inúmeras as ferramentas conhecidas por profissionais de TI que se prestam a otimizar a exposição de sua marca e tornar a divulgação de seus produtos ou serviços muito mais eficiente e mais barata. Com a internet, alteraram-se as diretrizes de comunicação, o que acabou se tornando benéfico para empresas em função da diminuição dos custos e o maior alcance dos usuários.

Quer um exemplo? Quantas pessoas você conhece que estão constantemente nas redes sociais, ou não largam seus celulares ou tablets para nada? Portanto, uma equipe de TI bem gerida, alinhada com os princípios da empresa, pode fazer com que a quantidade de pessoas que passam a conhecer e adquirir as soluções de sua empresa aumente consideravelmente mesmo em tempos de crise financeira.

Quer ainda mais motivos para se investir em TI e minimizar os efeitos da crise? Então não deixe de conferir nosso e-book “Como reduzir custos com TI”. E em caso de dúvidas, aproveite os comentários e converse conosco!

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira

Leave a Reply