Com o avanço tecnológico, principalmente no setor de informática, os requisitos para atender a programas cada vez mais complexos inviabilizam a utilização de computadores que já estão há alguns anos em operação.

Investir em supercomputadores pode ser uma saída para suprir a demanda de processamento de dados, mas o alto custo pode acabar tornando isso inviável para muitas empresas. Felizmente, há uma opção muito mais econômica e igualmente efetiva: o Cluster. Quer descobrir mais sobre essa tecnologia? Então acompanhe conosco o post de hoje.

O que é o Cluster?

Cluster é um termo utilizado para um sistema de integração de computadores, fazendo com que eles atuem conjuntamente no processamento de dados para tarefas que necessitam de uma grande carga de trabalho.

O Cluster pode contar com dois ou mais computadores, chamados de ‘nós’, não havendo uma quantidade limite. Embora necessite trabalhar com o mesmo sistema operacional em todas as máquinas para facilitar a integração entre elas, as configurações de hardware não possuem limitações, sendo possível utilizar computadores diferentes, incluindo aparelhos modernos em conjunto com outros mais antigos, sem que prejudique o sistema como um todo.

A integração dos computadores no Cluster é feita através de uma máquina principal que distribui as tarefas entre todos os dispositivos da rede, tornando apto o comando integral em um único ponto.

Os sistemas de cluster podem ser divididos em três categorias:

  • O de alto desempenho, que necessita de uma elevada carga de processamento;
  • O de alta disponibilidade, que visa manter o sistema sempre em operação, checando constantemente falhas para que haja correções imediatas ou manutenção de geradores de energia para o caso de problemas na rede elétrica;
  • E o de balanceamento de carga, que distribui da forma mais efetiva o processamento das informações entre todos os computadores do conjunto.

Vale ressaltar que um sistema de Cluster não é limitado a operar em apenas uma categoria, podendo uni-las para atender aos requisitos desejados.

Cluster virtual e físico

Com a alta da computação em nuvem presenciada nos últimos tempos, os servidores virtuais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Um Cluster virtual é um sistema que integra máquinas virtuais, computadores físicos externos que estão conectados na rede do Cluster. A forma de operação entre as duas mecânicas é muito similar, e cada caso deve ser analisado para a escolha do melhor modelo.

O Cluster virtual é tão dinâmico quanto o físico, podendo ter máquinas removidas ou adicionadas ao sistema quando necessário. O sistema de segurança contra falhas e as funcionalidades também são semelhantes. Uma diferença entre eles fica por conta dos sistemas operacionais utilizados: uma máquina virtual é versátil o bastante para utilizar um sistema operacional, enquanto o computador físico que o executa opera com um diferente.

Para empresas que pretendem aderir a essa tecnologia, é importante considerar o espaço despendido e os custos de operação e manutenção para o sistema físico.

Vantagens da utilização do Cluster

As vantagens da utilização dessa tecnologia em relação às máquinas individuais são inúmeras, e vale destacar a parte funcional, que atinge o processamento dos dados de maneira igual ou superior, utilizando máquinas mais simples que resulta em um investimento muito menor.

A facilidade de operar esse sistema também é um grande atrativo, e a opção de softwares de alta qualidade — e gratuitos — auxilia essa operação. Também é importante ressaltar que a manutenção e reposição de peças dos computadores é facilitada pela não dependência de um único fornecedor, já que todo o sistema pode ser montado com vários hardwares diferentes.

Além destas vantagens, essa tecnologia permite a criação de sistemas altamente personalizáveis, que funcionam tanto para pequenas quanto para grandes operações, permitindo alterações tão rápidas quanto necessário, atendendo devidamente às necessidades de cada usuário.

O que achou da tecnologia cluster? Deixe seu comentário contando para nós. E para aliar mais vantagens à tecnologia Cluster, aprenda 5 desafios de TI para pequenas e médias empresas!

 

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira

Leave a Reply