Ciclo de vida de serviços de TI

Assim como em todos os processos gerenciais de uma empresa, o Ciclo de vida de um serviço de TI também passa pelas etapas de início (planejamento e implantação), meio (manutenções e gerenciamento de resultados) e fim (necessidade de reciclagem). Por isso, os serviços de TI devem ter uma atenção especial quanto a seu Ciclo de vida para não ficar para trás operando com um sistema obsoleto. Saiba como acompanhar o ciclo de vida dos serviços de TI da sua empresa!

Fique atento ao ciclo de vida dos serviços de TI que a sua empresa oferece

Tão importante quanto gerenciar todos os outros departamentos da empresa, um maior controle sobre o ciclo de vida dos serviços de TI pode manter a sua empresa andando lado a lado com as tecnologias atuais disponíveis e oferecer o que há de mais novo, tecnológico e eficiente no mercado. Acompanhe essas dicas importantes!

1. Analise a infraestrutura em que se apoiam os serviços de TI oferecidos

Uma boa gestão do ciclo de vida dos serviços de TI é necessária para identificar se a infraestrutura oferecida já opera de forma obsoleta. Isso exigiria uma reciclagem o mais rápido possível para não perder a eficiência oferecida pelos serviços às empresas, impedindo ainda a fuga de clientes para um concorrente mais atualizado.

É necessário suprir as expectativas do cliente e empresas com um desempenho acima da média ou de forma satisfatória para atender as suas necessidades e disponibilidades. A demanda por novas ferramentas que otimizem as funcionalidades de TI são contínuas e exigem uma infraestrutura que seja gerenciada de forma eficiente para fornecer um alinhamento entre a TI e os negócios.

2. Melhore a sua abordagem de gerenciamento de serviços

Para acompanhar o ciclo de vida de um serviço de TI, de forma eficiente, vai exigir de você uma melhora da forma como gerencia esses serviços. Mantenha-se atualizado com relação às técnicas de gestão adotadas por profissionais da área e concorrentes e, se preciso, faça cursos de reciclagem profissional. Dessa forma, terá um melhor controle sobre os recursos que oferece e, de quebra, gerará maior satisfação aos seus clientes.

3. Uma ideia para se inspirar

Os serviços de controle dos ciclos de vida de TI da sua empresa podem ser planejados e administrados a partir de painéis desenvolvidos para alinhar os serviços de gerenciamento de TI aos negócios da empresa, a fim de oferecer melhores recursos de controle de ativos, service desk e um monitoramento mais de perto.

4. Benefícios gerados pelo controle do ciclo de vida de TI

São muitos os benefícios gerados pelo controle do ciclo de vida de TI. No entanto, podemos destacar alguns mais importantes como a criação de um painel que permita a visibilidade de forma dinâmica para um melhor controle da infraestrutura dos serviços de TI oferecidos; um alinhamento da tecnologia e negócios com a utilização de recursos de gerenciamento dinâmicos; os problemas de desempenho poderão ser diagnosticados, prevenidos e solucionados mais rapidamente; e a qualidade e eficiência serão melhoradas nos serviço de TI que oferece.

Além disso, os ciclos de vida dos serviços de TI favorecem a evolução tecnológica dos sistemas e ajudam a fidelizar clientes, já que vão precisar de melhorias e reciclagens em um determinado período de tempo e, há uma grande chance de escolherem a empresa que ofereceu o melhor serviço e atendimento no passado.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui! Ou acesse nosso site para conhecer uma solução de TI mais simples!

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira