5 benefícios de Cloud Computing para sua empresa

O cloud computing, ou computação em nuvem, é o armazenamento e compartilhamento de dados por um espaço virtual, sem a necessidade de uma área física que demande gastos com manutenção ou suporte. Suas vantagens em otimizações dos processos internos, aliado aos benefícios econômicos, levam cada vez mais as empresas a aderirem essa nova fase da modernização. Além também de gerar maior segurança para tal armazenamento e compartilhamento. E para te contar mais sobre essas e outras vantagens, produzimos este post com 5 benefícios do cloud computing que podem melhorar algumas práticas de sua empresa. Confira!

Flexibilidade para atender a sua demanda

Os sistemas de cloud computing têm a capacidade de se adaptar à demanda da empresa de uma forma bem rápida e eficaz. Como a infraestrutura utilizada pelos data centers dos fornecedores é de grande porte, quando é necessário aumentar a largura de banda, por exemplo, você solicita e o fornecedor disponibilize a alteração da banda necessária. Isso tudo acontece muito rápido e sem interromper os seus serviços. O mesmo, é possível com processadores, computadores virtuais, armazenamento, etc.

Recuperação de informações

Os sistemas atuais de cloud computing possuem avançados recursos de recuperação de dados, em caso de perda total de armazenamento, que podem ser úteis para a sua empresa. São softwares sofisticados que automatizam as cópias de segurança dos seus aplicativos e bancos de dados, e caso seja necessário fazer a recuperação, ela acontecerá de forma simples. Essa possibilidade de recuperar seu serviço após uma falha grave poderá ser a solução dos seus problemas algum dia.

Aumento de colaboração

Utilizando a computação em nuvem, toda a infraestrutura necessária para trabalhar estará disponível 24 horas por dia e em qualquer lugar. Todos os funcionários em viagem ou em unidades diferentes da empresa poderão acessar normalmente seus documentos e também acessarem os sistemas necessários para fazer o seu trabalho, seja via computador, tablet ou smartphone. A computação em nuvem diminui as barreiras físicas entre os funcionários, facilitando o aumento da colaboração e rendimento em toda a empresa.

Mais segurança para a sua empresa

Um ambiente de computação em nuvem possui avançadas tecnologias de segurança, como por exemplo, softwares para auxiliar na prevenção de invasões e extravio de dados, sistemas avançados de cópias de segurança de arquivos e configurações, etc. Toda a estrutura é completamente controlada e monitorada pelo fornecedor e pelo próprio cliente.

Existe também a opção de criar um sistema de cloud privado, onde apenas os funcionários da própria empresa terão acesso aos dados. Essa modalidade de computação em nuvem é uma ótima opção caso a sua empresa necessite armazenar dados confidenciais. Além de garantir o sigilo, o cloud privado também manterá cópias de segurança dos seus arquivos.

Upgrades mais rápidos e consistentes

Toda a tecnologia presente nos sistemas de cloud e nos hardwares utilizados pelos data centers são administrados por fornecedores experientes. Além da garantia de um hardware de qualidade, caso seja necessário, você poderá escalar o seu ambiente sob demanda. E o melhor de tudo, sem se preocupar com as aquisições de hardware.

Considerando os benefícios da computação na nuvem, afirmamos que manter a sua empresa sob uma plataforma de cloud traz diversos benefícios e facilita a gestão estratégia de TI na sua empresa. Além de diminuir custos operacionais, um ambiente de cloud computing bem estruturado ajudará a manter o foco da equipe no negócio da empresa.

E você? O que achou sobre as vantagens da cloud computing? Avistou benefícios que sua empresa poderia usufruir deles? Então deixe seu comentário e conte pra gente!

Author André Bernardo de Oliveira

Diretor Comercial | Professor de Negócios - Best Seller | Executivo Especialista em Gestão de TI

More posts by André Bernardo de Oliveira

Leave a Reply